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Alinhamento 3D

O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.

Atualmente existe várias técnicas de fazer o alinhamento de um carro e uma delas é o Alinhamento 3D, com o mesmo objetivo dos demais, o alinhamento 3D é feito com um  programa computacional que possui um milhão de veículos cadastrados. Para cada um deles existe o ponto certo de regulagem dos ângulos da suspensão. Lembrando que os mais comuns são convergência ou divergência.

O técnico seleciona o modelo do seu carro, e o programa abre uma tela com as medidas de projeto da suspensão do seu veículo exclusivamente.

O veículo é colocado em uma plataforma de medição, já calibrada nas coordenadas x,y e z, para que o programa faça a leitura do carro. É, geralmente, uma rampa que se eleva.

Essa leitura é possível, através de sensores a laser que são colocados em cada roda e que fazem a medida dos ângulos. O alinhador, então, consulta o programa para saber quão fora das medidas projetadas estão os números medidos.

Esses sensores permitem medições muito precisas dos conjuntos de rodas e eixos do veículo, e assim o alinhador, manualmente, pode regular a suspensão para que fique igual à projetada.



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